Ideólogo de Putin defende Musk
O filósofo russo Alexandr Dugin manifesta apoio a Elon Musk contra decisões de Alexandre de Moraes
Em uma postagem na rede social X, Alexandr Dugin, ideólogo do presidente russo Vladimir Putin, expressou seu apoio a Elon Musk em face das ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, relacionadas à plataforma.
Dugin criticou a decisão do Brasil de censurar a rede social, argumentando que “é a única rede global sem censura” e essencial para a liberdade de expressão. “A verdadeira liberdade é assim”, afirmou, destacando que a X oferece uma visão correta dos eventos globais, apesar de não se autoproclamar a detentora da verdade absoluta.
As relações entre Elon Musk e Vladimir Putin têm sido complexas ao longo dos anos. Iniciaram em 2015, com discussões sobre possível colaboração entre a SpaceX, de Musk, e a agência espacial russa Roscosmos, e atingiram um ponto crítico com a invasão russa da Ucrânia em 2022.
Musk, que se opôs à invasão, forneceu terminais Starlink para ajudar na defesa da Ucrânia. Em contrapartida, sugeriu um plano de paz que incluía concessões controversas à Rússia, recebendo críticas de várias frentes, inclusive do governo ucraniano. A relação entre Musk e Putin é marcada por uma desconfiança mútua.
Quem é Alexandr Dugin
O cientista político e filósofo russo Alexándr Gélievitch Dúgin, nascido em 7 de janeiro de 1962, em Moscou, é conhecido por ter uma forte influência no presidente russo Vladimir Putin e no primeoro escalão das forças armadas do país.
Dugin foi fundador e líder de vários movimentos e partidos, incluindo o Partido Bolchevique Nacional, a Frente Bolchevique Nacional e o Partido da Eurásia. Também serviu como conselheiro do presidente da Duma Estatal, Gennadiy Seleznyov, e como membro líder do partido governante Rússia Unida, Sergei Naryshkin.
Ele é autor de mais de 30 livros, entre eles “Fundamentos da Geopolítica” (1997) e “O Quarto Partido Político” (2009), e é conhecido por suas visões que misturam ideologias vistas como de extrema-esquerda e também de extrema-direita, com uma inclinação particular à extrema-direita. Suas influências incluem pensadores da escola perenialista e do Movimento Revolucionário Conservador, especialmente Carl Schmitt, de quem extrai vários conceitos sociológicos.
Na vida pessoal, Dugin teve duas esposas, com quem teve filhos, e enfrentou tragédias pessoais, como o assassinato de sua filha Darya Dugina em 2022. Ele também tem relações com o Brasil, tendo visitado o país para palestras e manifestando interesse pela cultura brasileira.
Profissionalmente, Dugin tem se envolvido em diversos movimentos políticos e ideológicos, desde o anticomunismo até o apoio à geopolítica de expansão russa. Ele é conhecido por suas críticas ao liberalismo e ao Ocidente, promovendo uma visão de mundo baseada no fortalecimento do Estado russo e na oposição à hegemonia dos EUA.
Dugin apoia o conceito de um “império eurasiano” e tem sido associado a ideias fascistas e a teorias da conspiração. Suas visões geopolíticas e suas propostas para a Rússia têm alarmado cientistas políticos e observadores internacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)