Honduras corta relações com Taiwan e diz que ‘só há uma China’
O governo de Honduras formalizou no sábado (25) o rompimento das relações diplomáticas com Taiwan. O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia hondurenha...
O governo de Honduras formalizou no sábado (25) o rompimento das relações diplomáticas com Taiwan. O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia hondurenha, Enrique Reina.
Agora restam apenas 13 nações que reconhecem oficialmente Taiwan.
O anúncio foi feito dois dias depois de uma visita de Reina a Pequim que teve o objetivo de discutir o estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais.
Em comunicado, a chancelaria do governo de Xiomara Castro afirmou reconhecer a existência de “uma só China”.
“Taiwan faz parte inalienável do território chinês; a partir desta data, o governo não terá nenhum contato oficial com a ilha”, diz a nota divulgada na noite de ontem.
O princípio “uma só China” não permite que os países estrangeiros mantenham relações diplomáticas com Taipei. A ilha, porém, estabeleceu, parcerias internacionais por meio de outros canais.
No Twitter, em 14 de março, a presidente Xiomara Castro já havia anunciado que tinha pedido a Enrique Reina para estabelecer relações oficiais com a China. Pouco depois do anúncio público sobre o fim dos laços diplomáticos, Taiwan chamou de volta seu embaixador em Honduras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)