Holanda pede desculpas por escravidão
A Holanda pediu desculpas nesta segunda-feira (19) pelo papel histórico que o país exerceu na escravidão e no tráfico de escravos nos séculos XVII e XIX...
A Holanda pediu desculpas nesta segunda-feira (19) pelo papel histórico que o país exerceu na escravidão e no tráfico de escravos nos séculos XVII e XIX. O premiê holandês, Mark Rutte (foto), se pronunciou sobre o tema durante discurso em Haia.
“Hoje peço desculpas. Durante séculos, o Estado holandês e seus representantes permitiram e estimularam a escravidão e lucraram com isso. É verdade que ninguém vivo hoje carrega qualquer culpa pessoal pela escravidão. (No entanto) o Estado holandês carrega a responsabilidade pelo imenso sofrimento que foi feito para aqueles que foram escravizados e seus descendentes”, afirmou ele.
Rutte também disse que o governo holandês estabelecerá um fundo para iniciativas voltadas ao combate do legado da escravidão no país e em suas ex-colônias. Ao mesmo tempo, ministros da Holanda visitaram ex-colônias, como Bonaire, São Martinho, Aruba, Curaçao, Saba, Santo Eustáquio e Suriname, para tratar do assunto com habitantes locais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)