Guterres alerta na COP27: o mundo está “no caminho para o inferno climático”
António Guterres (foto) pediu aos países que participam da COP27, no Egito, que trabalhem juntos para combater a crise climática. No início do segundo dia da cúpula do clima, o secretário-geral da ONU alertou que o mundo está “no caminho para o inferno climático”...
António Guterres (foto) pediu aos países que participam da COP27, no Egito, que trabalhem juntos para combater a crise climática. No início do segundo dia da cúpula do clima, o secretário-geral da ONU alertou que o mundo está “no caminho para o inferno climático.”
“Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, afirmou Guterres.
“Estamos em uma estrada no caminho para o inferno climático com o pé no acelerador”, acrescentou.
Em seu discurso, o secretário-geral da ONU também afirmou que é preciso acelerar a transição dos combustíveis fósseis e entregar o financiamento necessário para garantir que os países mais pobres possam reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Guterres disse ainda que é dever de Estados Unidos e China combater as mudanças climáticas para formar um pacto climático solidário.
“Esta é a nossa única esperança de cumprir nossas metas climáticas. A Humanidade tem uma escolha: cooperar ou desaparecer. É um pacto pela solidariedade climática ou um pacto coletivo suicida”, afirmou.
O presidente chinês, Xi Jinping, decidiu não comparecer ao encontro climático e o chefe de Estado americano, Joe Biden, preferiu ficar nos Estados Unidos para acompanhar as eleições de meio de mandato, mas prometeu ir à COP27 na semana que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)