Guerra na Ucrânia: Blinken e Lavrov se reúnem no G20
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken (foto), e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniram pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia...
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken (foto), e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniram pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia.
A conversa, que durou menos de 10 minutos, ocorreu à margem da reunião do G20, em Nova Delhi, na Índia.
No encontro, Blinken disse que o Kremlin deveria reverter a decisão que suspendeu a participação russa no tratado Novo Start para controle de armas nucleares. Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado americano, Blinken também afirmou a Lavrov que os Estados Unidos vão apoiar a Ucrânia na guerra pelo tempo que for necessário e cobrou a libertação do cidadão americano detido Paul Whelan.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Lavrov e Blinken falaram “em movimento”, a portas fechadas, e não se envolveram em nenhuma negociação.
No início da reunião de ministros de Relações Exteriores, os Estados Unidos e aliados europeus estimularam as nações presentes em Nova Delhi a pressionar Moscou pelo fim do conflito.
Lavrov, no entanto, afirmou que as delegações do Ocidente “transformaram o trabalho na agenda do G20 em uma farsa, querendo transferir a responsabilidade por seus fracassos na economia para a Federação Russa.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)