Guerra da Ucrânia: Kiev sob ataque pesado de drones russos
Rússia lança ondas de drones na capital ucraniana, no que a administração militar de Kiev disse ser um dos maiores ataques desse tipo contra a Ucrânia
A Rússia lançou ondas de drones em Kiev, no que a administração militar da capital disse ser um dos maiores ataques desse tipo visando a Ucrânia.
Kiev e a maior parte do centro e leste da Ucrânia estavam sob alerta de ataque aéreo desde terça-feira, 30 de julho, à noite. Os sistemas de defesa aérea ao redor de Kiev abriram fogo, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev.
“De acordo com o relatório operacional neste momento, não há vítimas ou danos em Kiev”, completou. O exército ucraniano disse na manhã de quarta-feira, 31, que mais de 30 drones russos foram destruídos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comentou a operação:
“Os drones ‘Shahed’ foram abatidos ontem à noite, todos aqueles usados por terroristas russos durante este ataque. E este é um resultado importante. Os ucranianos podem proteger totalmente seus céus de ataques russos quando têm suprimentos suficientes.
O mesmo nível de defesa é necessário contra mísseis russos e aeronaves de combate do ocupante. E isso pode ser alcançado. Precisamos de decisões suficientemente corajosas de nossos parceiros — sistemas de defesa aérea suficientes, alcance suficiente. E os ucranianos farão tudo corretamente e precisamente.”
Proteger crianças dos ataques russos
Zelensky quer garantir às crianças em idade escolar do seu país proteção especial contra a guerra.
“O ano letivo está chegando e a prioridade agora é que, sempre que possível, graças aos abrigos, as crianças aprendam normalmente e não remotamente”, disse Zelensky em seu discurso noturno de ontem.
O governo foi instruído a acelerar os seus esforços para construir abrigos.
EUA vão armar caças F-16 para a Ucrânia
Os EUA irão armar os caças F-16 fornecidos por outros aliados à Ucrânia com armas americanas avançadas, incluindo mísseis ar-terra, pacotes de bombas guiadas de longo alcance e mísseis ar-ar, incluindo o AMRAAM e o AIM-9X, de acordo com o Wall Street Journal.
O primeiro de dezenas de F-16s doados deve chegar à Ucrânia neste verão, pilotados por pilotos ucranianos treinados em países europeus e nos EUA.
No alvo
O exército ucraniano disse na terça-feira, 30 de julho, que atingiu com sucesso um depósito de petróleo russo no assentamento Vozy da região de Kursk.
O depósito foi alvo de uma operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e outras forças, disse o estado-maior militar.
O governador em exercício da região de Kursk disse que houve um ataque de mísseis. No domingo, o exército ucraniano atingiu o depósito de petróleo Polevaya na região de Kursk com três tanques pegando fogo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)