Governo russo é responsável por envenenamento de opositor, dizem especialistas ligadas à ONU
Especialistas ligadas à ONU concluíram que autoridades russas estão envolvidas no envenenamento do principal opositor do governo, Alexei Navalni, em agosto do ano passado...
Especialistas ligadas à ONU concluíram que autoridades russas estão envolvidas no envenenamento do principal opositor do governo, Alexei Navalni, em agosto do ano passado.
Segundo a investigação, o envenenamento de Navalny foi parte de uma tendência de assassinatos de críticos à gestão de Vladimir Putin na Rússia e no exterior, com o objetivo de enviar um recado para reprimir a dissidência.
As especialistas pedem desde agosto ao governo russo que garanta “a realização rápida de uma investigação confiável e transparente que cumpra as normas internacionais e que torne as conclusões públicas”.
Insatisfeitas com a resposta das autoridades, elas destacaram ainda que uma investigação internacional é “particularmente crucial agora que o senhor Navalny está preso pelo governo russo e submetido ao seu controle”. Elas pedem a liberdade do ativista.
Navalny, de 44 anos, adoeceu na Sibéria em agosto passado e foi levado de avião para a Alemanha, que afirma ter encontrado evidências de que ele havia sido envenenado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)