Governo do Reino Unido agiu com “negligência indesculpável” na pandemia, diz relatório
Um relatório do Parlamento britânico divulgado nesta terça-feira (12) afirma que o governo do Reino Unido cometeu "graves erros" em sua resposta inicial à pandemia de Covid. Segundo o documento, a estratégia adotada por Boris Johnson foi "um dos fracassos de saúde pública mais significativos" da História do país...
Um relatório do Parlamento britânico divulgado nesta terça-feira (12) afirma que o governo do Reino Unido cometeu “graves erros” em sua resposta inicial à pandemia de Covid.
Segundo o documento, a estratégia adotada por Boris Johnson (foto) foi “um dos fracassos de saúde pública mais significativos” da História do país.
Em 151 páginas, os parlamentares mencionam que o Reino Unido não tomou medidas semelhantes às adotadas por outros países. Segundo o relatório, o governo tomou decisões propositalmente coletivas para driblar a responsabilidade individual e determinou suas ações baseando-se no comportamento do vírus da gripe comum e ignorando lições aprendidas em epidemias anteriores, como as de Ebola e Sars.
De acordo com o informe, o governo agiu com uma “negligência indesculpável”.
O documento recebeu o aval de 22 integrantes do Parlamento britânico, de oposição e da base do governo.
Em resposta, o governo disse, em um comunicado: “Durante a pandemia, fomos guiados por especialistas médicos e científicos e nunca nos esquivamos de tomar ações rápidas e incisivas para salvar vidas e proteger o NHS (o sistema público de saúde britânico), incluindo a introdução de restrições e quarentenas”.
Boris Johnson foi internado com Covid em março do ano passado. Ele precisou ser clevado a uma UTI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)