Governador da Califórnia manda remover acampamentos de moradores de rua
Democrata Gavin Newson emitiu ordem executiva ordenando a remoção meses antes da eleição presidencial, prevista para novembro
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom (foto), emitiu nesta quinta-feira, 25 de julho, uma ordem executiva —instrumento semelhante a um decreto— ordenando a autoridades estaduais que comecem a desmontar acampamentos de moradores de rua.
A medida foi anunciada meses antes da eleição presidencial de novembro e em meio a uma disputa acirrada entre o ex-presidente republicano Donald Trump e a provável, quase certa, candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris.
Newsom se apoiou legalmente em uma decisão recente da Suprema Corte americana. Em junho, o tribunal supremo dos EUA decidiu a favor de uma cidade do estado do Oregon que multara moradores de rua por dormirem ao ar livre.
Segundo a CNN, a Suprema Corte rejeitou o argumento de que medidas “antiacampamento” contra moradores de rua configurassem violação do veto constitucional a punições “cruéis e incomuns”.
Não há mais desculpas
No texto de sua ordem executiva, o governador da Califórnia diz que as agências estaduais têm de agir “urgentemente para lidar com acampamentos perigosos, ao mesmo tempo que apoiam e auxiliam os indivíduos que vivem neles”.
“Simplesmente não há mais desculpas. É hora de cada um fazer a sua parte”, acrescenta Newsom.
Ouvido pela emissora americana, o professor de sociologia da UCLA Chris Herring, que é contrário à medida, apontou motivações políticas na ordem executiva do governador.
“[Newsom quer] limpar politicamente seu nome da crise dos sem-teto, especialmente porque ele está no centro das atenções nacionais neste momento, em meio às eleições presidenciais”, afirmou Herring.
‘Limpar e desobstruir’
Em San Francisco, uma das maiores cidades californianas, a gestão da prefeita London Breed, também do Partido Democrata, diz já ter começado a desmontar os acampamentos de sem-teto.
“Nossas equipes têm saído todos os dias para trazer as pessoas para dentro e para limpar e desobstruir os acampamentos”, afirmou Parisa Safarzadeh, porta-voz da prefeitura, em nota enviada à CNN.
Outra grande cidade da Califórnia, Los Angeles, registrou recentemente uma pequena redução, de 2,2%, na sua população de moradores de rua —a primeira queda em seis anos.
Ainda assim, a cidade contabiliza mais de 45 mil pessoas morando nas ruas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)