Gabriel Boric toma posse no Chile: radical ou moderado?
Gabriel Boric (foto) tomará posse como presidente do Chile nesta sexta, 11, com pouco mais de 36 anos, diz a Crusoé. A cerimônia será no Congresso do país, na cidade de Valparaíso, e contará com a presença do vice brasileiro Hamilton Mourão, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro se recusou a ir...
Gabriel Boric (foto) tomará posse como presidente do Chile nesta sexta, 11, com pouco mais de 36 anos, diz a Crusoé. A cerimônia será no Congresso do país, na cidade de Valparaíso, e contará com a presença do vice brasileiro Hamilton Mourão, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro se recusou a ir.
“Boric é um político que vem de uma lavra nova. Por ter surgido no movimento estudantil, não compartilha algumas características da velha esquerda sindicalista da América Latina, como o antiamericanismo doentio e a proximidade com as ditaduras bolivarianas. Na esfera social, empunha bandeiras progressistas, como o feminismo, o respeito a pessoas LGBT e a defesa do meio ambiente. A dúvida que ainda paira sobre seu futuro governo é quanto ao compromisso com as instituições democráticas. A esperança é que Boric não repita os erros de um de seus heróis, Salvador Allende, que, após mergulhar o país numa crise política e econômica, foi deposto por um golpe militar sangrento (a neta de Allende será a próxima ministra da Defesa).”
LEIA AQUI; assine a Crusoé e financie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)