G7 reafirma apoio à Ucrânia, mas Zelensky diz que garantias não substituem entrada na Otan
Os países do G7 reafirmaram nesta quarta-feira (12) apoio à Ucrânia, anunciando medidas de longo prazo para auxiliar Kiev na guerra contra a Rússia...
Os países do G7 reafirmaram nesta quarta-feira (12) apoio à Ucrânia, anunciando medidas de longo prazo para auxiliar Kiev na guerra contra a Rússia.
Em declaração conjunta, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido se comprometeram em assegurar a defesa ucraniana com envio de equipamentos militares, treinamento de soldados, compartilhamento de inteligência e suporte a iniciativas de defesa cibernética.
Os esforços também incluem o fortalecimento econômico e apoio técnico e financeiro às necessidades imediatas da Ucrânia decorrentes da guerra.
Contudo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em Vilnius, na Lituânia, que a promessa não substitui a adesão da Ucrânia à Otan.
“Não vemos nenhum dos membros da Otan aqui em guerra, nenhum que esteja morrendo, sofrendo, defendendo seu próprio país. Por isso entendemos que as melhores garantias para a Ucrânia são estar na Otan”, afirmou Zelensky.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)