França tem forte participação no 2º turno das eleições legislativas
No primeiro turno, o partido de Marine Le Pen e Jordan Bardella foi o grande vitorioso, com 33% dos votos
A taxa de participação no segundo turno das eleições legislativas na França já estava em 26,6% às 12h de Paris, acima dos 25,9% registrados no mesmo horário durante o primeiro turno, na semana passada.
Essa porcentagem é a mais elevada para eleições legislativas desde 1981 (28,3%), quando a esquerda chegou ao poder.
No primeiro turno, em 30 de junho, o partido Reagrupamento Nacional, RN (Rassemblement Nacional, em francês), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, foi o grande vitorioso, com 33% dos votos.
A aliança de esquerda Nova Frente Popular, que reúne socialistas, ecologistas e comunistas, liderada pelo partido da esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon, obteve 28%.
Já a aliança centrista Ensemble, encabeçado pelo partido do presidente francês Emmanuel Macron, obteve 20%.
O resultado da semana passada não garante a maior bancada para a legenda de Marine Le Pen. O sistema eleitoral francês prevê uma maioria absoluta até para cargos legislativos.
Nesta nova rodada de eleições, os distritos franceses votam não apenas nos dois candidatos mais votados no domingo passado — como também em quaisquer candidatos que tiveram mais de 12,5% dos votos no primeiro turno. Desta maneira, em locais onde a disputa é mais equilibrada há a chance de três ou mesmo quatro candidatos estarem no segundo turno.
Leia também:
O que pode mudar na França com vitória de Marine Le Pen
França: triunfo nacional-populista e ameaça extremista à esquerda
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)