França lidera novo ranking sobre os passaportes mais poderosos do mundo
França sobe no ranking, atrai atenção do mundo inteiro e possui o passaporte mais poderoso de 2024, segundo o estudo...
Nova Classificação Revela os Passaportes Mais Poderosos para 2024
A nova classificação trimestral de passaportes indicou um empate sem precedentes: seis países estão no topo como os passaportes mais desejados para 2024. Cidadãos da França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha têm acesso a um recorde de 194 destinos globais sem a necessidade de visto.
A liberdade para viajar sem visto a um número cada vez maior de países é um indicador do poder de um passaporte. Esta liberdade de viagem é monitorada pelo Henley Passport Index, que foi criado pela consultoria londrina Henley & Partners, usando dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Crescimento Europeu
Após cinco anos de predomínio asiático com Japão e Singapura, a Europa voltou ao topo do ranking graças a países como França, Alemanha, Itália e Espanha.
Outros países europeus, incluindo a Finlândia e a Suécia, empatam com a Coreia do Sul no segundo lugar, enquanto a Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos ocupam o terceiro lugar. O Reino Unido e Portugal estão em quarto lugar, enquanto a Grécia, Malta e a Suíça fecham os cinco primeiros lugares.
Outros Avanços Notáveis
Fora da Europa, a Austrália e a Nova Zelândia também melhoraram suas posições, enquanto os Emirados Árabes Unidos subiram 106 lugares desde 2014, situando-se agora na 11ª posição.
Apesar dos avanços gerais no acesso sem visto, Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do índice de passaportes, ressalta a crescente disparidade global. “Os países mais bem classificados agora podem viajar para mais 166 destinos sem visto do que o Afeganistão, que está no final da classificação, com acesso a apenas 28 países sem visto,” disse Kaelin.
Índice Alternativo
Outra classificação importante é o Índice de Passaportes da Arton Capital, que também inclui informações sobre acesso sem visto. De acordo com os dados mais recentes deste índice, os Emirados Árabes Unidos ocupam o primeiro lugar, ao passo que os Estados Unidos e o Reino Unido estão situados em 5º e 6º lugares, respectivamente.
Independente do índice consultado, fica clara a tendência de aumento do acesso sem visto a destinos globais, alimentada tanto por acordos intergovernamentais quanto pelo desejo dos cidadãos de explorar o mundo com maior liberdade. Este fenómeno perpetua-se a cada ano e promete continuar fazendo do mundo um palco cada vez mais acessível para os viajantes internacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)