França eleva nível de risco da gripe aviária
A França anunciou que elevou o nível de risco da gripe aviária de moderado para alto, nesta terça-feira, 5, após a detecção de novos casos da doença. Com isso, as granjas estão sendo obrigadas a manter as aves em locais fechados, a fim de conter a disseminação do vírus altamente contagioso...
A França anunciou que elevou o nível de risco da gripe aviária de moderado para alto, nesta terça-feira, 5, após a detecção de novos casos da doença. Com isso, as granjas estão sendo obrigadas a manter as aves em locais fechados, a fim de conter a disseminação do vírus altamente contagioso.
A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura francês e publicada no Diário Oficial. A influenza aviária, conhecida popularmente como gripe aviária, tem causado o abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Geralmente, a doença surge durante o outono e inverno e tem se espalhado em vários países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.
Na semana passada, a França já havia informado sobre o primeiro surto da doença nesta temporada na região da Bretanha, no noroeste do país. Agora, com o nível de risco elevado, todas as aves domésticas devem ser mantidas dentro das fazendas e medidas adicionais de segurança devem ser adotadas para evitar a propagação da doença.
Embora a gripe aviária não represente riscos quando consumida através dos alimentos, sua disseminação é motivo de preocupação para os governos e para o setor avícola. Além dos danos que pode causar aos rebanhos, há também o risco de restrições comerciais e até mesmo de transmissão para seres humanos.
Para combater a doença, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente direcionada aos patos, que são facilmente transmissores do vírus mesmo sem apresentarem sintomas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)