Forte terremoto atinge província de Herat, no Afeganistão
Nesta quarta-feira (11), a província de Herat, localizada no oeste do Afeganistão, foi abalada por um poderoso terremoto. As autoridades locais tiveram que mobilizar equipes de resgate e assistência que já estavam em campo após uma série de terremotos fatais ocorridos no último sábado (7)...
Nesta quarta-feira (11), a província de Herat, localizada no oeste do Afeganistão, foi abalada por um poderoso terremoto. As autoridades locais tiveram que mobilizar equipes de resgate e assistência que já estavam em campo após uma série de terremotos ocorridos no último sábado (7).
De acordo com informações de agências internacionais, o porta-voz de gerenciamento de desastres, Janan Sayeeq, disse que ainda não há detalhes sobre vítimas. No entanto, autoridades da província relataram que centenas de casas foram destruídas.
O gabinete do governador de Herat informou que algumas áreas sofreram grandes perdas, sem fornecer maiores detalhes sobre a extensão dos danos.
Em um comunicado, o governador destacou que equipes médicas móveis e autoridades estão trabalhando em conjunto e transferiram diversas pessoas feridas para hospitais da região.
Os tremores ocorridos no sábado resultaram na morte de pelo menos 2.400 pessoas e deixaram mais de 2.000 feridos, segundo informações do governo controlado pelo Talibã. Essa série de terremotos já é considerada uma das mais mortais do mundo até o momento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das vítimas desses terremotos é composta por mulheres e crianças.
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) informou que o terremoto mais recente teve magnitude 6,3 e ocorreu a uma profundidade de dez quilômetros.
O Afeganistão, cercado por montanhas, tem um histórico de terremotos intensos, muitos deles na região acidentada de Hindu Kush, na fronteira com o Paquistão. A província de Herat faz fronteira com o Irã, que anunciou o envio de ajuda humanitária para a região afetada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)