Finlândia entra formalmente na Otan
Foi formalizada há pouco a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O pedido de adesão foi realizado em julho do ano passado, meses após as tropas de Vladimir Putin terem invadido a Ucrânia...
Foi formalizada há pouco a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O pedido de adesão foi realizado em julho do ano passado, meses após as tropas de Vladimir Putin terem invadido a Ucrânia. Com isso, a Finlândia, que faz fronteira com a Rússia, abandonou sua posição de neutralidade.
O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, concluiu o processo ao entregar um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da Otan nesta terça-feira (4), em Bruxelas. O país passou a ser o 31º membro da aliança.
Com isso, a Finlândia fica automaticamente protegida por todos os membros da Otan, como os Estados Unidos. Isso significa que, se o território finlandês for invadido, tropas da aliança automaticamente serão convocadas para defendê-lo.
Mais cedo, como mostramos, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o governo de Vladimir Putin “será forçado a tomar medidas para assegurar a segurança da Rússia“. Também disse que Moscou observará a forma como a Otan vai “explorar o território finlandês” e chamou a decisão do país vizinho de “ameaça hostil“ à segurança da Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)