Finlândia diz que ingresso na Otan é “bastante provável”
A ministra finlandesa para assuntos europeus, Tytti Tuppurainen (foto), disse nesta sexta-feira (15) que é "bastante provável" que o país ingresse na Otan. Segundo ela, a ideia é que isso ocorra "o mais rápido possível"...
A ministra finlandesa para assuntos europeus, Tytti Tuppurainen (foto), disse nesta sexta-feira (15) que é “bastante provável” que o país ingresse na Otan. Segundo ela, a ideia é que isso ocorra “o mais rápido possível”.
“O povo da Finlândia parece já ter tomado uma decisão, e há uma grande maioria para a adesão da Otan na Finlândia”, afirmou Tupparainen, em entrevista à Sky News.
Na quarta (13), a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, disse que o país decidiria “nas próximas semanas” se faria parte da aliança militar. A declaração irritou o Kremlin, que ontem ameaçou transferir armamentos nucleares para a região.
Na entrevista, a ministra afirmou que a decisão cabe apenas ao povo finlandês. A possibilidade ainda precisa ser discutida no parlamento.
“Cada país tem o direito de fazer seus próprios arranjos de segurança. Portanto, temos que ter muito, muito cuidado para não limitar nossa própria margem de manobra por causa de fatores externos. Então, seja o que for que a Rússia esteja dizendo, é claro que estamos ouvindo isso, mas estamos tomando nossas próprias decisões com base em nossos interesses e em nossas condições, nossa consideração da situação geral.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)