Fim do queijo Camembert? Crise fúngica ameaça a delícia francesa
Descubra como o famoso queijo francês Camembert está sendo ameaçado pela crise fúngica. Saiba mais sobre os desafios da produção industrial
Afirmou-se recentemente que o famoso queijo Camembert francês estaria em perigo de extinção devido a uma crise fúngica. Cientistas alertaram que problemas na produção industrial do queijo francês poderiam ter consequências duradouras para o seu futuro.
Investigadores científicos da Universidade Paris-Saclay identificaram que o principal fungo usado na criação do Camembert e de outros queijos está cada vez mais em falta devido aos métodos de produção industrial utilizados para acompanhar a demanda. No centro da questão está o Penicillium camemberti, um fungo usado na produção de queijos que dá ao Camembert a sua casca branca e ajuda a desenvolver tanto o sabor rico em umami como o seu notável aroma de meias sujas.
A Indústria Está a Levar à Sua Extinção?
Os cientistas da Universidade Paris-Saclay afirmam que o P. camemberti está a ter problemas a reproduzir-se, especialmente devido às pressões da produção industrial. Trata-se da consequência de um processo de cultivo fúngico assexuado que, devido à extrema falta de diversidade genética, está a esgotar-se.
No entanto, aqueles que têm assistido ao aparecimento e desaparecimento do Camembert ao longo dos anos parecem estar a lidar com o problema mais recente do queijo com serenidade. Bruno Lefèvre, diretor-geral da associação de produtores de queijo “Les fromageries de Normandie”, afirmou à CNN: “Nunca ouvi falar desta situação antes”.
Os Produtores Estão Preocupados?
Algumas das pessoas com quem Lefèvre falou na atual feira anual de queijos de França em Paris, que reúne os principais produtores de queijo de todo o país, estavam confusas sobre de onde vinha o receio quanto ao futuro do Camembert.
Porém, enquanto os cientistas se mantêm firmes nas suas afirmações, eles enfatizam que não há perigo de o Camembert desaparecer em breve e que tudo o que os seus artigos indicam é que há uma grande homogeneização dos cultores e que isso reduz a sua capacidade de adaptação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)