Filipinas mandam fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
Em seu último dia, o governo do autocrata Rodrigo Duterte, nas Filipinas, fechou o veículo da jornalista vencedora do Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa nesta quarta-feira (29)...
Em seu último dia, o governo do autocrata Rodrigo Duterte, nas Filipinas, fechou o veículo da jornalista vencedora do Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa nesta quarta-feira (29).
O encerramento das atividades do Rappler, site de notícias co-fundado por Ressa, se deu, segundo as autoridades filipinas, devido a “restrições constitucionais e regulamentares à propriedade estrangeira nos meios de comunicação”.
O governo alega que um investimento da fundação Omidyar Network, do franco-americano fundador do eBay Pierre Omidyar, configuraria infração da legislação filipina.
Representantes do Rappler negam a acusação.
Eles argumentam que, em 2015, a própria Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas aprovou a transação, feita por meio de um tipo de investimento, Philippine Depositary Receipt (PDR), que impede a fundação de ter qualquer controle sobre a redação do site.
A ordem de fechamento ainda pode ser questionada na Justiça, e Ressa garantiu que o site continuará suas atividades durante a batalha judicial.
Novo governo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)