Filha de Kim Jong-un se prepara para sucessão
Crescem as especulações sobre a sucessão da liderança da Coreia do Norte, à medida que a filha de Kim Jong-un faz várias aparições públicas.
A filha do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está frequentando aulas para assumir o comando do país, informou a agência de espionagem sul-coreana. A notícia foi divulgada a legisladores do Comitê de Inteligência do Congresso em Seul, que posteriormente repassaram a informação aos demais parlamentares na última segunda-feira (29).
Segundo Lee Seong-kweun, do Partido Poder Popular (PPP), a Coreia do Norte sugeriu que Kim Ju-ae é uma forte candidata à sucessão neste momento, e está sendo preparada para suceder seu pai. “Eles [Pyongyang] têm ajustado o nível de propaganda e a frequência das aparições dela [Ju-ae], levando em consideração as reações públicas a ela”, disse Lee a jornalistas após a sessão.
Kim Ju-ae está sendo preparada para liderar a Coreia do Norte?
Kim Ju-ae, que tem cerca de 11 anos, fez sua primeira aparição pública há menos de dois anos. Em novembro de 2022, ela apareceu na mídia estatal norte-coreana em uma fotografia vestindo um casaco de inverno branco, segurando a mão de seu pai enquanto passeavam em frente a um míssil nuclear. Desde então, tem sido vista em testes de armamentos, eventos oficiais e até em disputas esportivas, sempre ao lado de Kim Jong-un.
Quais são as implicações da ascensão precoce de Ju-ae?
A propaganda estatal da Coreia do Norte parece estar usando Ju-ae para mostrar aos norte-coreanos que a dinastia que governa o país desde sua fundação no final da década de 1940 já tem uma nova geração preparada. Esse movimento é visto como uma quebra da tradição, já que os filhos dos líderes anteriores, Kim Il-sung e Kim Jong-il, só foram inseridos no aparato estatal quando adultos.
Como está a saúde de Kim Jong-un?
Além de confirmar as aulas de sucessão de Ju-ae, a agência de espionagem sul-coreana também informou que está monitorando de perto a saúde de Kim Jong-un. Ele está obeso, pesando cerca de 140 kg, é um fumante inveterado e enfrenta outros problemas de saúde. Apesar de ter apenas 40 anos, esses fatores têm tornado a questão da sucessão um tema de preocupação.
Ju-ae ganhou ainda mais destaque ao participar de um banquete em homenagem ao Exército em fevereiro de 2023. Em uma das fotos do evento, ela aparece no centro da mesa, ao lado de líderes poderosos das Forças Armadas. Isso é algo sem precedentes na Coreia do Norte, onde nenhum outro filho de um líder foi exposto dessa forma com tão pouca idade.
No entanto, ainda há incertezas sobre a real intenção de Kim Jong-un em relação à sucessão. Ju-ae não foi mencionada pelo nome em relatórios oficiais e é referida pela mídia estatal norte-coreana como “filha respeitada” e “criança amada”. A movimentação em torno de sua figura pode ser uma estratégia de propaganda do regime para assegurar a continuidade da dinastia Kim, mas não há confirmações definitivas de que ela assumirá o posto de líder supremo no futuro.
- Kim Ju-ae aparece pela primeira vez em 2022.
- Ela tem sido vista em vários eventos oficiais ao lado de Kim Jong-un.
- A agência de espionagem da Coreia do Sul está monitorando a saúde de Kim Jong-un.
- Sucessão na Coreia do Norte ainda é incerta.
O futuro da Coreia do Norte continua incerto, mas as movimentações de Kim Jong-un em relação à sua filha mostram que a preparação para uma possível sucessão está em andamento. Resta saber como essa história se desenrolará nos próximos anos e se Ju-ae realmente será a próxima na linha de comando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)