Fernández admite “discussões”, mas nega violência doméstica
Fernández é alvo de uma denúncia de violência doméstica; agressões físicas e verbais ocorreram desde 2016, portanto, mesmo antes do mandato
O ex-presidente da Argentina Alberto Fernández admitiu que tinha “discussões” com sua ex-esposa Fabiola Yáñez, que o acusa de violência doméstica, mas negou qualquer agressão física.
“Quando você fica com raiva, você fala muitas coisas e isso pode ser ofensivo… Se fosse [violência verbal] assim, eu também sofri com isso”, disse Fernández em trecho de entrevista ao jornal espanhol El País publicado na noite desta segunda-feira, 12 de agosto.
Questionado sobre Yáñez tê-lo acusado de “terror psicológico” para pressioná-la a não apresentar a denúncia de violência doméstica, Fernández disse desconhecer a causa.
“Nós, como todo casal, discutimos. Uns mais veementes e outros menos veementes. Preciso saber do que ela está falando. Com esse critério eu também poderia dizer a mesma coisa”, acrescentou.
Entenda o caso
Após pouco mais de um semestre mergulhada no início do governo do presidente Javier Milei, a Argentina voltou a atenção a Alberto Fernández, antecessor do libertário.
Fernández é alvo de uma denúncia de violência doméstica.
A ação foi protocolada na terça-feira, 6 de agosto, pela ex-primeira-dama Fabiola Yáñez, que vive separada, em Madri, na Espanha desde o final do ano passado.
O que diz a acusação?
Fernández é denunciado por “lesões graves duplamente qualificadas pela relação e perpetradas no quadro da violência de gênero com abuso de poder e autoridade”.
Segundo a denúncia, as agressões eram “uma constante” entre 2016 e 2024, portanto, desde antes da chegada do peronista à Casa Rosada, em 2019.
A acusação também cita episódios de “violência verbal”, até mesmo com intimidações para não apresentar esta denúncia.
Quais são as evidências?
A Justiça obteve acesso a registros de uma conversa de WhatsApp entre Fernández e Yáñez, datada de agosto de 2021, durante o mantado do peronista.
Nela, a então primeira-dama relatou episódios de violência física e verbal por parte do peronista.
“[Você] vem me golpeando há três dias seguidos”, diz uma das mensagens.
Ela também compartilhou uma foto com o olho roxo e outra com um hematoma na parte superior do braço direito.
Fernández não negou as acusações durante a conversa. Ele apenas alegou mal-estar para desviar do assunto: “Estou com dificuldade para respirar. Por favor, pare. Estou me sentindo muito mal”.
O que disse Fernández sobre a denúncia?
O ex-presidente negou todas as acusações da denúncia de Yañez.
Em entrevista ao site argentino El Cohete a la Luna, Fernández alegou que o olho roxo seria resultado de um “tratamento estético contra rugas”.
Ele também afirmou: “Se eu sou um agressor, por que ela se submeteu a um tratamento de fertilidade para que tivéssemos um filho?”.
Yáñez, que…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)