FBI inicia investigação sobre abusos sexuais em igreja
FBI inicia investigação sobre a secreta igreja cristã 'A Verdade' após denúncias de abuso sexual. Entenda o escândalo que envolve a igreja com mais de 100.000 membros globais e a esperança de justiça para as vítimas.
O FBI (Federal Bureau of Investigation, em inglês) deu início a uma investigação referente a uma igreja cristã secreta, que foi o foco de uma recente investigação conduzida pela BBC. Mesmo sem um nome oficial, a igreja é frequentemente chamada de “A Verdade” ou “Os Dois por Dois”. A igreja tem passado por um escândalo de abuso sexual, com centenas de supostos perpetradores sendo denunciados em uma linha direta criada para os sobreviventes.
Abuso de crianças na igreja cristã secreta revelado
A investigação da BBC, realizada no mês passado, analisou as alegações de abuso sexual infantil ocorrendo por décadas dentro da igreja. Um ex-ministro, Robert Corfield, confessou ter abusado sexualmente de um menino, Michael Havet, no Canadá nos anos 1980. Seu nome está entre os mais de 700 fornecidos à linha direta estabelecida pelo grupo chamado Advocates for The Truth (AFTT), criado para registar abusos sexuais dentro da igreja.
FBI busca informações sobre vítimas de abuso na igreja
Em uma declaração, o FBI informou que está “buscando a ajuda do público para identificar vítimas de abuso que ocorreram dentro de um grupo religioso”. A agência informou que o abuso “remonta à década de 1980”. O grupo “tradicionalmente não tem nome”, mas é amplamente referido como 2×2, The Way, The Truth e A Igreja Sem Nome.
Investigação do FBI é recebida positivamente
A investigação foi bem aceita pelo AFTT. O grupo foi fundado no ano passado por cidadãs americanas Cynthia Liles, Lauren Rohs e Sheri Autrey. Todas as mulheres eram membros da igreja “A Verdade” e tanto Ms. Rohs quanto Ms. Autrey afirmam terem sido abusadas pelo mesmo homem.
Esperança por justiça para as vítimas do abuso
Ms. Autrey, que se afastou do AFTT em dezembro, disse à BBC que espera por “exposição total, responsabilização e a oportunidade de justiça para os sobreviventes”. Já Havet, que foi abusado por Corfield durante seis anos na década de 1980, expressou alívio em relação à atenção que o caso vem recebendo, comparando com a situação quando ele primeiro denunciou o abuso, na década de 1990.
A liderança da igreja não respondeu ao pedido de comentário da BBC. Estima-se que o grupo tenha até 100.000 membros em todo o mundo, com a maioria na América do Norte. Também tem um número significativo de seguidores no Reino Unido, Irlanda e Austrália. A igreja foi fundada na Irlanda por William Irvine, um evangelista escocês, em 1897.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)