Exército russo reivindica captura de duas localidades na Ucrânia
o Ministério da Defesa russo anunciou a captura de Mykolaivka, na região de Donetsk, e de Stelmakhivka, na região de Lugansk, que está quase inteiramente sob controle de Moscou
O exército russo reivindicou quinta-feira, 29 de agosto, a conquista de duas novas localidades nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, onde as suas forças continuam a avançar contra as tropas ucranianas que estão em menor número e sem poder de fogo.
No seu relatório diário, o Ministério da Defesa russo anunciou a captura de Mykolaivka, na região de Donetsk, e de Stelmakhivka, na região de Lugansk, que está quase inteiramente sob controle de Moscou.
O ministério não especifica exatamente onde Mykolaivka está localizada, mas de acordo com canais de especialistas militares ucranianos, uma cidade com esse nome recentemente ficou sob o controle de soldados russos.
Esta última situa-se a cerca de quinze quilômetros de Pokrovsk, um importante centro logístico, que há várias semanas tem como alvo as tropas russas que dela se aproximam, o que levou as autoridades locais a ordenarem, no dia 19 de agosto, a evacuação das famílias com crianças da cidade e dos seus arredores.
Exército ucraniano em dificuldades
A situação é “extremamente difícil” para o exército ucraniano perto de Pokrovsk, admitiu o presidente Volodymyr Zelensky na quarta-feira, 28. “Os principais esforços e as maiores forças da Rússia estão concentrados lá”, disse ele, então.
Apesar da ofensiva surpresa lançada por Kiev em 6 de agosto na região russa de Kursk, a Rússia continua a ganhar terreno de forma constante na região ucraniana de Donetsk, que continua a ser o epicentro dos combates e que pretende conquistar na sua totalidade.
Na quarta-feira, Volodymyr Zelensky garantiu, no entanto, que a ofensiva na Rússia permitiu aliviar a pressão no leste do seu país. “Deve ser entendido que toda a tensão que transferimos para a Rússia significa que ela não pode exercer mais pressão sobre a nossa região de Donetsk”, disse ele.
A região de Belgorod é regularmente alvo de ataques mortais e bombardeamentos, e tem sido alvo de várias tentativas de incursão por parte das forças ucranianas desde o início do conflito em 2022. A região vizinha de Kursk é palco desde 6 de agosto de uma ofensiva de numa escala sem precedentes por parte do exército ucraniano, que afirma ter tomado dezenas de localidades.
Leia mais: Rússia luta para conter avanço ucraniano em Kursk e expõe falhas militares
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)