Exército russo avança. Cai a cidade de Selydove
O exército russo já capturou cerca de 478 quilômetros quadrados de território ucraniano em outubro de 2024. Este é o maior ganho territorial da Rússia desde os seus sucessos iniciais em março de 2022
A Rússia afirma ter capturado a cidade de Selydove, no leste da Ucrânia. A cidade da linha de frente na região de Donetsk, cerca de 18 quilômetros a sudeste da cidade logisticamente importante de Pokrovsk, foi “completamente libertada”, disse o Ministério da Defesa em Moscou na terça-feira, 29 de outubro.
Antes do início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, Selydove tinha uma população de cerca de 20.000 habitantes. A área da cidade abriga a última mina de carvão da região de Donetsk, que anteriormente estava sob controle ucraniano. Apesar da localização de Selydove na linha de frente, a mineração de carvão continuou ali e foi um recurso importante para a Ucrânia.
Exército russo avança
O exército russo tem relatado repetidamente ganhos territoriais em Donetsk há meses e diz que está avançando ainda mais em direção a Pokrovsk. Pouco antes da captura de Selydove, a Rússia anunciou a conquista das duas aldeias vizinhas de Bogoyawlenka e Katerynivka, bem como da pequena cidade de Girnyk. Todas as três cidades ficam ao sul de Selydove e perto da cidade industrial de Kurakhove, que está sob controle ucraniano.
Segundo uma análise da agência de notícias AFP, baseada em dados do Instituto Americano para o Estudo da Guerra (ISW), o exército russo já tinha capturado 478 quilômetros quadrados de território ucraniano em outubro de 2024. Este é o maior ganho territorial da Rússia desde os seus sucessos iniciais em março de 2022.
Um oficial militar ucraniano de alta patente já havia confirmado relatos de enormes problemas no front na parte ocidental da região de Donetsk. “Todos sabemos que não estou revelando nenhum segredo militar quando digo que a nossa frente entrou em colapso”, disse o major-general Dmytro Marchenko numa entrevista em vídeo com o ex-deputado parlamentar Boryslav Beresa publicada na noite de segunda-feira, 28 de outubro.
As tropas russas já haviam entrado na cidade de Selydove e, segundo sua previsão, em breve a conquistariam. Na terça-feira, 29, o Ministério da Defesa russo declarou que a cidade havia sido tomada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)