EUA pedem que Canadá use poderes federais para encerrar manifestações antivacina
Os Estados Unidos pediram ao premiê do Canadá, Justin Trudeau (foto), para usar os poderes do governo federal a fim de encerrar as manifestações antivacina de caminhoneiros, que estão bloqueando uma importante passagem na fronteira entre os dois países...
Os Estados Unidos pediram ao premiê do Canadá, Justin Trudeau (foto), para usar os poderes do governo federal a fim de encerrar as manifestações antivacina de caminhoneiros, que estão bloqueando uma importante passagem na fronteira entre os dois países.
O movimento após o Canadá exigir comprovante de imunização contra a Covid aos caminhoneiros que cruzam a fronteira com os Estados Unidos. Os não-vacinados devem entrar em quarentena quando chegam ao país.
Os participantes do “Comboio da Liberdade” fecharam a Ambassador Bridge, que liga a cidade canadense de Windsor a Detroit, interrompendo o comércio entre os dois países. Em razão dos protestos, montadoras, como Toyota, Ford e General Motors, anunciaram a suspensão de suas operações em algumas fábricas por falta de peças.
A Casa Branca disse nessa quinta (10) que os secretários de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e de Transportes, Pete Buttigieg, conversaram com representantes do governo canadense e falaram em ajudar a solucionar o problema. O ministro da Segurança Pública do Canadá, Marco Mendicino, afirmou que policiais foram enviados a Windsor, Ottawa e Coutts, na província de Alberta, onde há outro bloqueio.
Já Trudeau se reuniu virtualmente com líderes da oposição ontem e disse ter conversado com o prefeito de Windsor. O gabinete do premiê afirmou que “há disposição de responder” da forma como for necessária para acabar com os bloqueios.
Leia também:
Como os protestos de caminhoneiros no Canadá atingem a imagem de Trudeau
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)