EUA celebram acordo histórico entre Credit Suisse e UBS
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, celebraram neste domingo (19) o acordo histórico para a...
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, celebraram neste domingo (19) o acordo histórico para a compra do banco Credit Suisse pelo UBS.
“Estamos satisfeitos com os anúncios feitos hoje pelas autoridades suíças para apoiar a estabilidade financeira”, disseram as autoridades em comunicado conjunto.
De acordo com o comunicado, as duas instituições americanas estiveram em “estreito contato” com seus pares internacionais para “apoiar a concretização” da operação.
Como noticiamos, o UBS, maior banco da Suíça, comprou seu principal concorrente no mercado por US$ 3,23 bilhões.
De acordo com cálculos da Bloomberg, o preço é menos da metade dos 7,4 bilhões de francos suíços que o Credit Suisse valia no fechamento do pregão de sexta-feira.
O Credit Suisse é um dos bancos globais mais impactados pela turbulência provocada pelos colapsos do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, o que forçou a instituição de 167 anos suíça a captar US$ 54 bilhões com o Banco Central do país.
Como mostramos, o banco suíço conseguiu sobreviver graças a investimentos feitos em grande parte pelo Banco Nacional Saudita, cujo presidente disse, nesta semana, que não pretende mais contribuir. A declaração fez derreter as ações do Credit Suisse — o mercado já calcula que a chance de quebra é maior que 50%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)