EUA acusam Rússia de desenvolver arma nuclear espacial
A Rússia não confirmou nem negou a existência dessa arma nuclear espacial. No entanto, rejeitou as acusações dos Estados Unidos
Os Estados Unidos emitiram um alerta aos parlamentares do Congresso e seus aliados na Europa sobre a possibilidade de a Rússia estar desenvolvendo uma arma nuclear espacial que poderia ser usada contra satélites ocidentais.
Embora a natureza exata dessa arma e sua existência ainda não estejam claras, os danos potenciais aos satélites são preocupantes, pois afetariam as comunicações, vigilância, inteligência e o controle global, incluindo a esfera nuclear.
EUA não são capazes de destruírem esta arma
De acordo com informações da imprensa americana, os Estados Unidos não possuem capacidade para combater essa suposta arma. No entanto, o governo norte-americano decidiu informar o Congresso e seus aliados na Europa sobre novas informações relacionadas às capacidades nucleares russas, que poderiam representar uma ameaça internacional.
Embora as novas capacidades russas relacionadas ao desenvolvimento de uma arma espacial não sejam consideradas uma ameaça imediata aos Estados Unidos, fontes afirmam que o problema é sério. No entanto, a situação não está relacionada a uma capacidade ativa nem deve ser motivo de pânico.
A origem dessa história veio à tona após um comunicado incomum do deputado Mike Turner, presidente republicano do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, alertando sobre uma séria ameaça à segurança nacional.
As maiores potências nucleares do mundo
Tanto a Rússia quanto os Estados Unidos são . Ambos possuem arsenais que representam cerca de 90% das armas nucleares globais e possuem satélites militares avançados em órbita terrestre.
No entanto, o Tratado do Espaço Exterior de 1967 proíbe a colocação de qualquer arma de destruição em massa em órbita ou no espaço exterior.
Durante a Guerra Fria, o Ocidente propôs esse tratado para proibir as armas nucleares no espaço, após a Rússia ter dado um salto à frente na corrida espacial e ambos os lados terem desenvolvido mísseis balísticos intercontinentais.
Rússia acusa os EUA
Os Estados Unidos consideram a Rússia e a China como seus maiores concorrentes, afirmando que ambas estão desenvolvendo novos sistemas de armas, incluindo capacidades nucleares, cibernéticas e espaciais. Por sua vez, a Rússia acusa os Estados Unidos de semear o caos no mundo e afirma que Washington também está desenvolvendo uma série de novas armas.
A Rússia não confirmou nem negou a existência dessa arma nuclear espacial. No entanto, rejeitou as acusações dos Estados Unidos como uma fabricação maliciosa e um truque para obter mais recursos financeiros para combater Moscou.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que só comentará os relatórios quando os detalhes forem revelados pela Casa Branca. Segundo ele, o aviso dos EUA é uma tentativa clara de pressionar o Congresso a aprovar mais dinheiro.
Enquanto isso, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, responsável pelo controle de armas em Moscou, acusou os Estados Unidos de fabricação maliciosa.
Essa disputa entre as duas potências nucleares traz preocupações sobre a segurança no espaço e suas consequências para as relações internacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)