EUA aceitam formalmente reiniciar negociações nucleares com o Irã
Os EUA aceitaram formalmente reiniciar as negociações nucleares com o Irã, retiraram a ameaça de novas sanções ao país persa e relaxaram as restrições à circulação de diplomatas iranianos em Nova York...
Os EUA aceitaram formalmente reiniciar as negociações nucleares com o Irã, retiraram a ameaça de novas sanções ao país persa e relaxaram as restrições à circulação de diplomatas iranianos em Nova York, informa o New York Times.
É um primeiro passo para retomar o acordo firmado em 2015, ainda na gestão de Barack Obama, com o Irã e outros países europeus, abandonado durante o governo de Donald Trump.
Nesta quinta (18), o novo secretário de Estado americano, Antony Blinken, conversou com chanceleres europeus e concordou que o acordo de 2015 “foi uma conquista fundamental da diplomacia multilateral”.
Joe Biden, porém, já disse que só suspenderá as sanções impostas por Trump se o Irã voltar aos rígidos limites de produção nuclear observados até 2019.
Os iranianos, por sua vez, acusam os EUA de terem violado o acordo primeiro e querem que os americanos sejam os primeiros a “voltar atrás”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)