Estudo na África do Sul mostra que humanos transmitiram Covid para leões
Pesquisadores da Universidade de Pretória, na África do Sul, publicaram um estudo mostrando que o funcionário de um zoológico transmitiu a variante Delta do novo coronavírus para três leões...
Pesquisadores da Universidade de Pretória, na África do Sul, publicaram um estudo mostrando que o funcionário de um zoológico transmitiu a variante Delta do novo coronavírus para três leões.
O estudo foi publicado na terça retrasada (11) em uma edição especial da revista Viruses com pesquisas sobre a Covid em países dos BRICS.
Segundo os pesquisadores, infecções zoonóticas reversas – ou seja, de humanos para animais – levantam preocupação sobre o potencial surgimento de novas variantes.
O estudo relata a infecção de um puma exótico, em julho de 2020, e três leões africanos, em julho de 2021, em um zoológico particular em Joanesburgo (foto).
Exames de PCR dos animais deram positivo por até sete semanas depois de ficarem doentes – eles ficaram isolados até um exame dar negativo.
Os leões ficaram com dificuldades para respirar, nariz escorrendo e tosse seca por até 15 dias. Uma leoa desenvolveu pneumonia, que não respondeu a antibióticos.
O puma e os leões se recuperaram da doença.
Segundo a Universidade de Pretória, este é pelo menos “o terceiro ou quarto” surto registrado do tipo em que o vírus da Covid foi transmitido de humanos para grandes felinos, mas o primeiro na África e o primeiro a relatar infecção com a variante Delta para a iniciativa One Health, liderada pelos Estados Unidos.
Assista também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)