Estônia e Letônia expulsam embaixadores russos
Estônia e Letônia anunciaram nesta segunda-feira (23) a expulsão dos embaixadores russos nos dois países, após Moscou acusar Tallin, capital estoniana, de “russofobia” e rebaixar as relações diplomáticas com o país báltico...
Estônia e Letônia anunciaram nesta segunda-feira (23) a expulsão dos embaixadores russos nos dois países, após Moscou acusar Tallin, capital estoniana, de “russofobia” e rebaixar as relações diplomáticas com o país báltico.
“A Estônia deu um novo passo hostil para reduzir radicalmente o tamanho da embaixada russa na capital do país. Isso confirma a linha para o colapso das relações entre os países”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo, segundo a agência de notícias estatal “Ria Novosti”.
Moscou determinou que o embaixador da Estônia deixe a Rússia até 7 de fevereiro, após Tallin ordenar que o Kremlin reduzisse o número de funcionários da embaixada para oito diplomatas e 15 funcionários administrativos. Atualmente, há 21 diplomatas e 23 funcionários estonianos na embaixada do país na Rússia.
A Estônia também estipulou o dia 7 de fevereiro como data-limite para o embaixador russo deixar o país.
“Continuaremos a apoiar a Ucrânia enquanto a Rússia planeja ataques em larga escala, e pedimos a outros países com ideias semelhantes que aumentem sua assistência à Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Reinsalu (foto), em comunicado.
Em solidariedade a Tallin, a Letônia afirmou ao enviado de Moscou para deixar o país até 27 de fevereiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)