Estamos em “alerta máximo” para possível ataque do Irã, dizem FDI
O governo dos EUA disse nesta segunda, 12, acreditar que o Irã pode fazer "um conjunto significativo de ataques" a Israel nesta semana
As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta segunda-feira, 12, que suas tropas estão em “alerta máximo” para um possível ataque do Irã e de grupos terroristas aliados a Israel.
Apesar dos relatos afirmando que um ataque iraniano a Israel é iminente, o porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, disse que ainda não há mudanças nas diretrizes de emergência para civis.
“Nos últimos dias, estamos monitorando nossos inimigos e os acontecimentos no Oriente Médio, especialmente o Hezbollah e o Irã”, afirmou o porta-voz em uma entrevista coletiva.
“Levamos as declarações dos nossos inimigos a sério e, portanto, estamos preparados no mais alto nível de prontidão para defesa e ataque”, acrescentou.
“Atualizaremos [o público] o mais cedo possível, mas sem dar aos nossos inimigos uma vantagem operacional ou de inteligência”, completou.
Leia mais: Chefe do Exército de Israel aprova planos para ‘diferentes frentes’
EUA acreditam em ataques do Irã a Israel
O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda, 12, acreditar que o Irã pode fazer “um conjunto significativo de ataques” a Israel nesta semana.
“Temos que estar preparados para o que pode ser um conjunto significativo de ataques”, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby.
“Compartilhamos as mesmas preocupações e expectativas que nossos colegas israelenses têm com relação ao possível momento aqui, pode ser esta semana”, completou.
Irã pode atacar Israel nas próximas horas, diz TV
A emissora de TV Fox News afirmou nesta segunda, 12, que o Irã e os grupos terroristas aliados poderiam atacar o Estado de Israel nas próximas 24 horas.
O ataque seria uma retaliação à eliminação do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.
A explosão que eliminou o líder do grupo terrorista tem sido atribuída ao Mossad, o Serviço Secreto de Inteligência de Israel, embora o país não tenha assumido a autoria do ataque.
Leia mais: O mistério sobre a eliminação do líder do Hamas
Líderes alertam Irã sobre consequências
Os líderes da França, Alemanha e Reino Unido emitiram nesta segunda uma declaração conjunta alertando o Irã e seus aliados contra qualquer ataque que possa aumentar tensões regionais.
“Estamos profundamente preocupados com o aumento das tensões na região e unidos em nosso compromisso com a desescalada e a estabilidade regional. Neste contexto, e em particular, acordamos ao Irã e seus aliados para que se abstenham de ataques que aumentem ainda mais as tensões regionais e comprometam a oportunidade de concordar com um cessar-fogo e a libertação de reféns. Eles serão responsabilizados por ações que comprometam essa oportunidade de paz e estabilidade. Nenhum país ou nação pode ganhar com uma maior escalada no Oriente Médio.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)