Estados Unidos atacam milícias apoiadas pelo Irã no Iêmen
Estados Unidos atacam milícias Houthi apoiadas pelo Irã no Iêmen. Conheça as implicações disso no crescimento do conflito no Oriente Médio e como isso impacta a economia global
Segundo o Central Command dos Estados Unidos, cinco ataques defensivos foram realizados em áreas do Iêmen controladas pela milícia Houthi, apoiada pelo Irã. Os ataques ocorridos no sábado foram contra três mísseis de cruzeiro anti-navio móveis, um veículo subaquático não tripulado e um veículo de superfície não tripulado.
Primeiro uso de UUV pelos Houthis
“Este é o primeiro uso observado de um UUV pelos Houthis desde que os ataques começaram em 23 de outubro”, afirmou o CENTCOM em um post. O Central Command determinou que os mísseis e os veículos representavam uma ameaça iminente para os navios da marinha dos Estados Unidos e navios mercantes na área.
Conflito se espalhando no Oriente Médio
Os ataques dos Houthis na área do Mar Vermelho têm sido um dos sinais do conflito se alastrando no Oriente Médio desde que a guerra irrompeu entre Israel e o Hamas, após o grupo militante palestino lançar um ataque mortal a Israel em 7 de outubro.
Os Houthis, que controlam as partes mais populosas do Iêmen, dizem que seus ataques são em solidariedade aos palestinos, enquanto Israel ataca Gaza. No entanto, os Estados Unidos e seus aliados caracterizam os ataques como indiscriminados e uma ameaça ao comércio global.
Ascensão da violência no Mar Vermelho
Com o aumento da violência no Mar Vermelho, as principais linhas de transporte marítimo têm abandonado grande parte dessa rota crítica de comércio para rotas mais longas ao redor da África. Isso tem aumentado os custos, alimentando preocupações sobre inflação global e esgotando o Egito de receitas externas cruciais de navios que navegam no Canal de Suez para o Mar Vermelho.
Oposição de Israel
No domingo, Israel formalizou sua oposição ao que chamou de “reconhecimento unilateral” do estado palestino, afirmando que qualquer acordo desse tipo deve ser alcançado através de negociações diretas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)