Estado da Índia proíbe o halal, certificado islâmico para alimentos
A oposição queixa-se de uma campanha dos nacionalistas hindus contra os muçulmanos com o objetivo de mobilizar a sua base eleitoral nas próximas eleições regionais
O estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, proibiu a emissão de certificados halal, que comprova, para os consumidores muçulmanos, a “pureza” dos produtos.
A palavra Halal ( حلال ) em árabe significa permitido, autorizado, lícito. A Certificação Halal comprova que o produto está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah) que rege os costumes e a vida diária dos muçulmanos.
Para os muçulmanos devotos é importante saber se um produto é “halal” porque somente se for “puro”, ou seja, produzido de acordo com as regras islâmicas, os muçulmanos crentes poderão usá-lo. A busca do certificado é mais requisitada para carne, queijo e outros alimentos.
Na Índia, todos os alimentos vegetarianos têm de ser rotulados com um ponto verde desde 2011. Já os produtos que contêm ovos, carne ou peixe apresentam um ponto vermelho. A proibição da certificação halal equivale a dizer que estas categorias são suficientes para todos os indianos.
A certificação Halal é “um sistema paralelo que causa confusão sobre a qualidade dos alimentos e é incompatível com as intenções fundamentais da referida lei (…)”, afirmou o despacho do governo do estado de Uttar Pradesh para justificar a proibição.
A oposição queixa-se de uma campanha dos nacionalistas hindus contra os muçulmanos com o objetivo de mobilizar a sua base eleitoral nas próximas eleições regionais. O governador de Uttar Pradesh é do Partido Bharatiya Janata (BJP), o mesmo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Os críticos o acusam de fazer política ao incitar o ódio contra a minoria muçulmana.
O governo queixou-se de que o que se via era uma estratégia direcionada por “elementos antinacionais” com o objectivo de semear o ódio de classe, dividir a sociedade e enfraquecer o país.
Mais de 40 milhões de muçulmanos vivem na populosa Uttar Pradesh.
A Índia é um grande exportador de produtos lácteos para os estados árabes do Golfo. Produtos “made in India” só são aceitos lá se forem halal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)