Estação Espacial Internacional terá uma mulher na gerência pela primeira vez
Dana Weigel faz história como primeira mulher a gerenciar a Estação Espacial Internacional, tornando-se um marco para as mulheres na ciência e na tecnologia. Entenda mais sobre a trajetória e realizações dessa renomada engenheira da NASA.
Pela primeira vez na história, a gerência da Estação Espacial Internacional (ISS) ficará nas mãos de uma mulher. A engenheira Dana Weigel assumirá este importante cargo, marcando o avanço da agência em buscar inovação e crescimento científico.
A Importância deste cargo
O cargo de gerente da ISS é de vital importância, pois o ocupante deste posto gerencia, desenvolve, integra e opera a estação espacial. A ISS não é apenas uma estação em órbita, mas também um laboratório em que pesquisas científicas, inovações tecnológicas e explorações espaciais estão sendo desenvolvidas em cooperação global.
Experiência da nova gerente
Dana Weigel não é estranha aos corredores da Nasa, onde trabalha há mais de duas décadas. Ao longo de sua carreira na Nasa, Weigel ocupou várias posições importantes, incluindo o cargo de gerente do escritório de Veículos da Estação Espacial, cargo que ocupou de 2014 a 2021. Nesta função, ela foi responsável pela sustentação, pela reposição e pelo desenvolvimento de sistemas e hardware de instalações de carga na ISS. Além disso, foi vice-chefe do escritório de Direção de Voo de 2012 a 2014, e ocupou o cargo de diretora de voo entre 2004 e 2014.
Reconhecimento e prêmios
Sua excelência em seu trabalho foi repetidamente reconhecida por meio de prêmios e medalhas, incluindo a medalha de serviço excepcional, liderança excepcional e serviço distinto. Ela também foi duas vezes recebedora do prêmio Stellar do Rotary National Award for Space Achievement, em 2000 e 2007.
Mudança na gerência
A posição anteriormente pertencia a Joel Montalbano, que agora assumirá o cargo de administrador associado na Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA. A mudança de gerência será efetuada no dia 7 de abril. Esta escolha inovadora demonstra o compromisso da Nasa para encorajar a igualdade de gênero dentro da organização, e sinaliza uma mudança positiva para o futuro da exploração espacial.
Para muitos, a nomeação de Dana Weigel marca um marco para as mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), pois elas continuam alcançando novas alturas e quebrando barreiras históricas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)