“Esperamos convivência pacífica”, diz China sobre vitória de Trump
O Ministério das Relações Exteriores da China defendeu a "cooperação mutuamente benéfica" com os EUA
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta quarta-feira, 6, que Pequim espera uma “convivência pacífica” com os Estados Unidos durante os próximos quatro anos, com Donald Trump à frente da Casa Branca.
“A China espera uma convivência pacífica com os Estados Unidos”, disse Mao Ning, porta-voz da pasta.
“Continuaremos focando e gerenciando as relações entre China e Estados Unidos com base nos princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação mutuamente benéfica”, acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de o ditador chinês, Xi Jinping, ligar para Trump para parabenizá-lo, o porta-voz respondeu:
“Quando os resultados forem oficialmente publicados, lideramos com os assuntos conforme a prática habitual.”
Trump vence Kamala Harris
Às 3h21 da madrugada no Brasil, a Decision Desk HQ, que organiza e fornece resultados e projeções eleitorais a veículos de imprensa, anunciou que o republicano “Donald Trump conquistou votos suficientes para vencer a presidência” dos Estados Unidos. A emissora de TV Fox News, logo em seguida, também projetou a vitória do ex-presidente sobre a atual vice, Kamala Harris, do Partido Democrata.
Às 3h, Trump já havia passado a ter 95% de chances de reconquistar a Casa Branca, de acordo com o jornal americano The New York Times. Às 6h, o jornal registra um placar de 267 votos no colégio eleitoral a favor do republicano contra 224 pela vice-presidente Kamala Harris.
Trump precisa de 270 votos no colégio eleitoral para ser declarado oficialmente presidente eleito dos EUA.
Trump declara vitória
Com a vantagem adquirida, Trump já fez um discurso declarando vitória.
“Bem, quero agradecer muito a todos vocês. Isso é ótimo. Estes são nossos amigos. Temos milhares de amigos neste movimento incrível. Foi um movimento que ninguém nunca viu igual. E francamente, este foi, creio, o maior movimento político da história.
Nunca houve nada igual aqui e além e agora alcançará novo patamar porque vamos ajudar o país a se curar. Vamos ajudar nosso país a se curar. Temos um país que precisa muito de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Vamos consertar tudo em nosso país. Fizemos história por uma razão nesta noite, e o motivo será exatamente esse.
Superamos obstáculos inimagináveis, alcançando algo incrível politicamente… Olha o que aconteceu. É loucura, não é? É uma vitória política sem precedentes no país. Nada parecido. Agradeço a honra de ser eleito o seu 47º e 45º presidente.
Lutarei por cada cidadão, sua família e futuro. Todos os dias estarei lutando por você, com todo o ar do meu corpo. Não descansarei até termos uma América forte e próspera que nossas crianças merecem. Esta será a era de ouro da América. É isso que temos que ter.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)