Erdogan se reúne com líder do Hamas e pede unidade contra Israel
Ismail Haniyeh mora no Catar é a autoridade do grupo Hamas mais conhecida no exterior
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (foto), reuniu-se com o líder do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, em Istambul. No final do encontro, Erdogan pediu aos palestinos unidade contra Israel.
“É vital que os palestinos atuem em unidade neste processo. A resposta mais forte a Israel e o caminho para a vitória é através da unidade e da integridade”, afirmou o turco neste sábado, 20, segundo comunicado da presidência.
Sobre a crescente tensão entre Israel e o Irã, Erdogan afirmou que o que ocorreu “não deve fazer Israel ganhar terreno e que é importante agir de uma forma que mantenha o foco em Gaza”.
Segundo o comunicado, o presidente garantiu ainda que a Turquia “continuará a sua ajuda humanitária para a Palestina, a fim de aliviar tanto quanto possível o sofrimento” da população na Faixa de Gaza.
Ele também lembrou que o seu país impôs uma série de sanções contra Israel, incluindo restrições comerciais.
Em 9 de abril, a Turquia passou a restringir as exportações de vários produtos para Israel até que um cessar-fogo fosse declarado em Gaza.
Haniyeh, que se reuniu com Erdogan, é a autoridade do Hamas mais conhecida no exterior e tem voz ativa nas negociações sobre os reféns e os rumos da guerra em Gaza. Ele vive exilado no Catar, onde fica a sede da Al Jazeera.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)