Encontrados corpos de cinco esquiadores desaparecidos nos Alpes suíços
Tragédia nos Alpes suíços: cinco esquiadores de uma mesma família são encontrados mortos e busca por sexto continua. Trilha Zermatt-Arolla, famosa entre amantes de esqui, é cenário do incidente.
No domingo à noite, foram encontrados os corpos de cinco esquiadores que estavam desaparecidos nos Alpes suíços. As equipes de resgate ainda estão procurando por uma sexta pessoa, informou a polícia local na segunda-feira.
Grupo partiu de Zermatt
O grupo, que incluía cinco membros da mesma família, partiu de Zermatt, um popular destino de esqui, no sábado de manhã e foi dado como desaparecido na região de Tête Blanche, segundo a polícia no cantão de Valais.
Os esquiadores tinham entre 21 e 58 anos, de acordo com um comunicado anterior da polícia divulgado pela Reuters. Os membros da família eram do cantão de Valais, enquanto a sexta pessoa é do cantão de Friburgo. A polícia não revelou as identidades dos esquiadores mortos, cujos corpos foram encontrados em Tête Blanche no domingo, informou a Reuters.
Policia alertada por um membro da família
A polícia informou que foi alertada por um membro da família que deveria encontrar o grupo na vila de Arolla no sábado à tarde e ficou preocupado quando eles não apareceram.
Operações de busca e resgate foram lançadas no sábado depois que os esquiadores desapareceram perto do passo de Tête Blanche, de 3.706 metros de altura, a caminho da vila de Arolla. No entanto, condições climáticas “muito ruins” tornaram as operações “extremamente delicadas”, disse a polícia em um comunicado no domingo.
“Às 17h19, um membro do grupo conseguiu entrar em contato com os serviços de emergência. Essa ligação permitiu que ele fosse localizado na área do passo de Tête Blanche, a uma altitude de cerca de 3.500 metros”, disse a polícia.
Resgate em condições extremas
“Uma tempestade nos Alpes do sul e o perigo de avalanches impediram que helicópteros e colunas de resgate se aproximassem da área”, continuou a polícia, acrescentando que uma equipe de cinco socorristas experientes tentou uma abordagem terrestre de Zermatt durante a noite, mas teve que desistir a uma altitude de mais de 3.000 metros devido às “condições climáticas muito ruins e aos riscos envolvidos”.
A operação inclui unidades especiais da Polícia Cantonal, incluindo um grupo de montanha e agentes técnicos e de telecomunicações, além de socorristas da Organização de Resgate para o Cantão de Valais (OCVS) e da Força Aérea Suíça.
A rota de caminhada Zermatt-Arolla faz parte da famosa trilha Haute Route entre Chamonix, França, ao pé do Mont Blanc, e a base do Matterhorn em Zermatt, Suíça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)