Embaixador russo aponta politização em cima da morte de Navalny
O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzya, acusa o Ocidente de politizar a morte do opositor de Putin, Alexei Navalny. Saiba mais sobre essa polêmica internacional.
O embaixador da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vassily Nebenzya, repreendeu os países ocidentais por sua atitude em relação à morte de Alexei Navalny, destacando a politização do incidente.
Nebenzya dispara contra o Ocidente
Segundo Nebenzya, os países ocidentais precipitaram-se em atribuir a morte de Navalny ao regime do presidente russo, Vladimir Putin, sem que a investigação ainda tenha sido concluída. “Nossos colegas ocidentais se apressaram a afirmar que a morte foi de responsabilidade do regime de Putin”, afirmou Nebenzya em uma coletiva de imprensa no Conselho de Segurança da ONU.
A posição do Kremlin
Anteriormente, o Kremlin havia pontuado que uma investigação sobre as circunstâncias da morte de Navalny estava sendo conduzida e os resultados ainda são desconhecidos.
Reações internacionais à morte de Navalny
A morte do principal opositor de Putin tem causado reações internacionais significativas. Diversas nações, incluindo Espanha e Suécia, convocaram o embaixador russo em seus países para discutir o assunto e expressar preocupação. Além desses países, Reino Unido e Alemanha também tomaram medidas semelhantes após a notícia da morte de Navalny na sexta-feira (16).
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, por exemplo, convocou o embaixador russo para esclarecer a posição de seu país em relação ao ocorrido. De maneira similar, o Ministério das Relações Exteriores da Suécia também solicitou a presença do representante russo.
Alexei Navalny foi um dos mais proeminentes opositores do presidente Vladimir Putin e sua morte tem repercutido amplamente, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
*Com informações de Al Goodman, Benjamin Brown e Caitlin Danaher da CNN.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)