Embaixador chinês questiona soberania da Ucrânia
O embaixador da China na França, Lu Shaye, questionou a soberania das antigas repúblicas soviéticas, entre elas a Ucrânia...
O embaixador da China na França, Lu Shaye, questionou a soberania das antigas repúblicas soviéticas, entre elas a Ucrânia.
Em entrevista à emissora francesa TF1, ele afirmou que “não existe nenhum acordo internacional que materialize seu estatuto de países soberanos”.
Shaye também levantou dúvidas sobre a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. Questionado sobre o assunto, afirmou:
“Depende da forma como se olha para este problema. Há uma história. A Crimeia foi da Rússia no início. Foi Khrushchev que deu a Crimeia à Ucrânia na época da União Soviética.”
As declarações, claro, provocaram uma onda de reações na Ucrânia e nos países bálticos.
No Twitter, o embaixador da Ucrânia na França, Vadim Omelchenko, comentou as diferenças entre as declarações de Lu Shaye e a postura oficial do governo chinês.
“Ou esse homem tem problemas óbvios com a geografia. Ou suas declarações contradizem a posição de Pequim ‘sobre os esforços para restaurar a paz na Ucrânia com base no direito internacional e nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.’”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)