Em vitória dos EUA, Justiça britânica abre caminho para extradição de Assange
A Justiça do Reino Unido aprovou hoje um recurso dos Estados Unidos para a extradição de Julian Assange (foto), fundador do WikiLeaks. O australiano, de 50 anos, enfrenta...
A Justiça do Reino Unido aprovou hoje um recurso dos Estados Unidos para a extradição de Julian Assange (foto), fundador do WikiLeaks. O australiano, de 50 anos, enfrenta pelo menos 18 acusações, incluindo violação da lei de espionagem e conspiração contra o governo americano.
Em janeiro deste ano, um tribunal de primeira instância havia negado o pedido dos Estados Unidos. Alegou que Assange corria o risco de se suicidar caso fosse extraditado. No recurso, os Estados Unidos argumentaram que a decisão não havia dado importância a outros relatórios apresentados sobre a saúde mental do australiano.
O juiz Timothy Holroyde, que acatou o pedido dos americanos, disse que estava satisfeito com o pacote de garantias apresentado por Washington, como, por exemplo, a promessa de não manter o fundador do WikiLeaks em uma prisão de segurança máxima no Colorado e a transferência dele para a Austrália caso seja condenado. Em nota, a noiva de Assange disse que vai recorrer da decisão.
O magistrado informou que o caso agora deve ser enviado para o Tribunal de Magistrados de Westminster e para o governo do Reino Unido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)