Em reunião com Xi Jinping, Biden fala em evitar “guerra fria”
Como mostramos, os presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Joe Biden, se reuniram mais cedo em Bali, na Indonésia, onde ocorre a cúpula do G20...
Como mostramos, os presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Joe Biden, se reuniram mais cedo em Bali, na Indonésia, onde ocorre a cúpula do G20.
A Casa Branca informou que o tom do encontro — o primeiro presencial entre os dois desde que Biden assumiu a Presidência da República — foi conciliatório. Segundo o governo americano, o democrata disse “não precisa haver uma nova guerra fria”.
“O presidente Biden explicou que os Estados Unidos continuarão a competir vigorosamente com a República Popular da China, incluindo o investimento em recursos internos e alinhando forças com aliados e parceiros ao redor do mundo. Ele (Biden) reiterou que essa competição não deve desviar para um conflito, e que Estados Unidos e China devem levar a competição de forma responsável e manter abertas as linhas de comunicação”, afirmou o governo americano.
Já Xi Jinping, segundo a mídia estatal de seu país, disse que a única “linha vermelha” na relação entre China e EUA é Taiwan, ilha que Pequim reivindica como parte de seu território, o que é contestado pelo governo local. Em setembro, Biden afirmou que seu país defenderia Taiwan no caso de uma invasão chinesa. A declaração foi dada em entrevista ao programa 60 minutes, da CBS, cerca de um mês após a visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, à ilha, o que acirrou os ânimos entre os dois países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)