Em discurso de reeleição, premiê da Hungria chama Zelensky de “adversário”
Reeleito por ampla maioria neste domingo (3) para seu quarto mandato consecutivo, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán (foto), chamou Volodimir Zelensky de adversário em seu discurso de vitória...
Reeleito por ampla maioria neste domingo (3) para seu quarto mandato consecutivo, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán (foto), chamou Volodimir Zelensky de adversário em seu discurso de vitória, informam as agências internacionais.
Na fala, de cerca de dez minutos, Orbán afirmou ter enfrentado oponentes poderosos, que “conspiraram” contra ele: “A esquerda em casa, a esquerda internacional, os burocratas de Bruxelas, o império de [George] Soros com todo o seu dinheiro, a grande mídia internacional e, no fim, até o presidente ucraniano”.
Político populista de extrema direita admirado pela “ala ideológica” do bolsonarismo —o próprio Jair Bolsonaro foi encontrá-lo em fevereiro, logo após sua visita a Vladimir Putin—, Orbán vem agindo de modo ambíguo desde a invasão da Ucrânia pelas tropas da Rússia, o que motivou várias criticas de Zelensky.
O premiê da Hungria é próximo de Putin, mas seu país é integrante da União Europeia e da Otan. Embora seu país tenha aprovado as duras sanções do bloco contra os russos, Orbán assinou um decreto que impede o transporte de armas da aliança militar para os ucranianos dentro do território húngaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)