Em carta, Katz alerta sobre ameaças contra atletas israelenses
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, enviou uma carta ao seu homólogo francês, Stéphane Séjourné, na quinta-feira, 25 de julho, alertando-o sobre uma conspiração apoiada pelo Irã para atacar turistas e atletas israelenses nas Olimpíadas de Paris em 2024
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, enviou uma carta ao seu homólogo francês, Stéphane Séjourné, na quinta-feira, 25 de julho, alertando-o sobre uma conspiração apoiada pelo Irã para atacar turistas e atletas israelenses nas Olimpíadas de Paris em 2024.
“Há quem procure minar a natureza comemorativa deste evento alegre”, escreveu Katz. “Atualmente temos avaliações sobre a ameaça potencial representada por representantes terroristas iranianos e outras organizações terroristas.”
O ministro dos Negócios Estrangeiros agradeceu à França por rejeitar os apelos para proibir a delegação de participar nos Jogos Olímpicos e por se oferecer para organizar um memorial aos 11 atletas israelenses massacrados nas Olimpíadas de Munique em 1972.
Na sua carta, Katz expressou gratidão ainda pelas “medidas de segurança sem precedentes” do governo francês para manter os atletas israelenses seguros e destacou Séjourné e o presidente francês Emmanuel Macron para elogiar a sua “condenação inequívoca do incitamento” contra a delegação israelense.
No domingo, 21 de julho, Thomas Portes, legislador do partido de extrema esquerda La France Insoumise, disse que “atletas israelenses não são bem-vindos nos Jogos Olímpicos de Paris”. Vários membros da LFI apoiaram a mensagem de Portes, inclusive o presidente do partido.
Séjourné insistiu na segunda-feira que “a delegação israelense é bem-vinda na França” e criticou Portes por seu comentário “irresponsável e perigoso”. Katz elogiou a posição de Séjourné no X, antigo Twitter, observando os “valores compartilhados de democracia, fraternidade e paz” de Israel e da França.
“Estamos determinados a ver os nossos atletas representarem orgulhosamente o Estado de Israel e acreditamos que podemos contar com a França para garantir a sua segurança”, escreveu Katz.
A carta de Katz a Séjourné surgiu um dia depois de o Conselho de Segurança Nacional ter emitido diretrizes de segurança para os israelenses que viajam para os Jogos Olímpicos, alertando que organizações terroristas apoiadas pelo Irã “estão tentando realizar ataques contra alvos israelenses/judeus durante os Jogos Olímpicos”.
O Conselho de Segurança Nacional também registrou as recentes detenções de adolescentes franceses associados ao Estado Islâmico.
Hackers anti-Israel
Também foi informado nessa quinta-feira, 25 de julho, que um grupo de hackers anti-Israel publicou informações pessoais sobre atletas israelenses.
“Zeus” seria o nome do grupo de hackers anti-Israel que postou no aplicativo de bate-papo criptografado Telegram informações de contas bancárias de atletas israelenses, endereços residenciais e números de identificação.
O grupo também publicou o que disse serem fotos dos atletas durante o serviço nas FDI, alegando que o exército havia enviado representantes disfarçados aos Jogos.
Os 88 atletas olímpicos israelenses têm proteção 24 horas por dia dos serviços de segurança franceses e também são vigiados por funcionários do Shin Bet.
Leia mais: Atletas olímpicos israelenses recebem ameaça de morte
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)