Eleição no Colégio Eleitoral será em 14 de dezembro
O Colégio Eleitoral, que é o órgão que oficialmente elege o presidente dos Estados Unidos, vai se reunir em 14 de dezembro...
O Colégio Eleitoral, que é o órgão que oficialmente elege o presidente dos Estados Unidos, vai se reunir em 14 de dezembro.
O ‘Colégio’ não tem sede. Delegações de eleitores fazem reuniões separadas em cada um dos 50 estados e no Distrito de Colúmbia, nos locais definidos pelas respectivas assembleias legislativas.
A foto desta notícia é de eleitores do Colégio Eleitoral se reunindo na Carolina do Norte, em 2016. Os 15 eleitores lançaram seus votos para Donald Trump, que venceu o voto popular no estado naquele ano.
No país inteiro, são 538 eleitores. O número é equivalente ao de parlamentares (100 senadores, 435 deputados federais, mais 3 eleitores para o Distrito de Colúmbia, que não é um estado).
Os eleitores não são os deputados federais ou senadores. São outras pessoas, eleitas especificamente para eleger o presidente e o vice.
Nesse dia da eleição propriamente dita, os eleitores votam em cédulas de papel: uma para presidente e outra para vice.
Os eleitores contam o resultado e depois assinam um certificado em seis vias.
Cada certificado contém duas listas: uma com os votos lançados para presidente e outra para o vice.
Os certificados de voto são anexados a certificados fornecidos pelo governador do estado.
As seis vias então são entregues da seguinte maneira: uma para o vice-presidente dos Estados Unidos (que é formalmente o presidente do Senado); duas vias para o secretário de Estado ou equivalente do estado dos eleitores; duas vias para o chefe do Arquivo Nacional; e uma via para o juiz do distrito onde os eleitores se reuniram.
No dia 6 de janeiro de 2021, à 1 hora da tarde, o Congresso se reúne para contar os votos recebidos dos estados. O vice-presidente dos Estados Unidos, na qualidade de presidente do Senado, anuncia oficialmente o resultado.
Em 20 de janeiro de 2021, ocorre a cerimônia de posse. O vice-presidente faz seu juramento primeiro, seguido, ao meio-dia, pelo novo presidente.
O regulamento é explicado em documento da consultoria legislativa do Congresso americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)