Eleição EUA: FBI intercepta ameaças falsas de e-mails russos
Autoridade americana aponta interferência de Rússia e Irã nas eleições desta terça-feira, 5.
No dia da eleição à presidência dos Estados Unidos, o Departamento Federal de Investigação, o FBI apontou novas ameaças de bomba falsas a locais de votação feitas por domínios de e-mails russos, nesta terça-feira, 5. A autoridade americana, porém, afirmou que não houve nenhum ataque:
“Nenhuma das ameaças foi determinada como crível até agora”, disse o FBI, sem indicar quais os estados.
O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, disse ter ouvido “algumas ameaças de origem russa“, que resultaram no fechamento temporário de locais de votação em Union City, próximo de Atlanta.
A possível interferência da Rússia e de outras nações já era apontada pela Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura, a Cisa, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional , ODNI, e o FBI, na segunda-feira, 4, véspera da votação.
Em comunicado conjunto, as três agências destacaram que a influência estrangeira poderia “minar a confiança pública na integridade das eleições nos Estados Unidos e atiçar a divisão entre o povo“.
As autoridades americanas veem a Rússia como “a ameaça mais ativa” à eleição. Segundo as agências, indivíduos ligados ao país estão incitando medo nos eleitores sobre o processo eleitoral e criam vídeos e artigos falsos para prejudicar o andamento do pleito.
Moscou disse se tratar de “alegações infundadas” e que “todas as insinuações sobre “maquinações russas” eram “calúnias maliciosas”.
A República Islâmica do Irã foi citada na declaração coletiva das agências como outra nação a tentar interferir na campanha do candidato republicano Donald Trump:
“Conforme observado em uma atualização anterior , avaliamos que o Irã conduziu atividades cibernéticas maliciosas para comprometer a campanha do ex-presidente Trump.“
Leia mais: “EUA: eleições sob tensão e suspeita de interferência estrangeira“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)