Edmundo González planeja retorno à Venezuela para posse
No sábado, o líder da oposição venezuelana reuniu-se com Milei, na Argentina, e com Lacalle Pou, no Uruguai
O líder da oposição venezuelana, Edmundo González, afirmou neste sábado, 4, em Buenos Aires, que pretende retornar à Venezuela no próximo dia 10 de janeiro para tomar posse como presidente.
“Minha intenção é retornar à Venezuela para cumprir o mandato que os venezuelanos me confiaram”, disse González, de 75 anos, em entrevista após reunião com o presidente argentino, Javier Milei.
A data de 10 de janeiro marca, segundo a Constituição venezuelana, a troca de governo. Como temos mostrado, o ditador Nicolás Maduro espera ser empossado como presidente por mais quatro anos, após ter fraudado descaradamente o resultado eleitoral.
González enfrenta um mandado de prisão emitido após as eleições, o que o levou a exilar-se na Espanha em setembro. Ele não revelou como pretende ingressar no país, alegando questões de segurança.
Encontro com Milei e Lacalle Pou
Em Buenos Aires, González reuniu-se na Casa Rosada com o presidente argentino para discutir estratégias econômicas que poderiam ser aplicadas na Venezuela.
Após o encontro, ambos apareceram na sacada do palácio presidencial para saudar uma multidão de venezuelanos reunida na Praça de Maio.
“Muito emocionado com a recepção dos venezuelanos na Praça de Maio. Sinto-me mais próximo de cumprir o mandato que nos foi dado nas urnas”, disse González.
Após sua passagem pela Argentina, o líder da oposição venezuelana foi recebido em Montevidéu pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.
Durante o encontro, o Ministério das Relações Exteriores uruguaio divulgou um comunicado reconhecendo González como presidente eleito da Venezuela e reafirmou “seu direito de assumir, neste 10 de janeiro, a liderança do governo de seu país”.
González busca apoio internacional para garantir sua posse em Caracas, apesar do contexto político conturbado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)