Economistas criticam Milei e a dolarização da Argentina
Mais de 170 economistas divulgaram no domingo (10) um documento criticando a proposta de Javier Milei, candidato à Casa Rosada, para dolarizar a economia argentina...
Mais de 170 economistas divulgaram no domingo (10) um documento criticando a proposta de Javier Milei, candidato à Casa Rosada, para dolarizar a economia argentina.
No texto, os economistas disseram que uma tentativa de dolarização formal seria uma iniciativa política “imprudente” de enfrentamento aos complexos desafios da economia argentina.
“Embora a promessa de uma moeda estável tenha certamente alimentado a esperança de amplos setores da população castigados pela contínua erosão do poder de compra de seus rendimentos, a experiência internacional e a própria situação da nossa economia indicam que a proposta em questão está longe de ser um remédio e que, pelo contrário, poderá causar múltiplas dificuldades para o nosso desempenho imediato e futuro”, afirmaram os signatários.
O documento também apontou a falta de dólares na Argentina como um obstáculo “intransponível” para a dolarização da economia argentina e alertou para o risco de um surto (hiper)inflacionário no país.
Em resposta ao documento, Milei afirmou no X, antigo Twitter, que os 170 signatários do documento são “economistas fracassados”, que vivem de rendimentos de fundações no exterior e têm economias em dólar.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)