“Donald Trump é um pormenor”
João Pereira Coutinho, o único colunista da Folha que lê os livros certos, explica por que Donald Trump vencerá, mesmo se perder hoje:"Como qualquer populista, ele (Trump) surge no rastro da grande recessão de 2008. Mas nada do que ele diz é novidade...
João Pereira Coutinho, o único colunista da Folha que lê os livros certos, explica por que Donald Trump vencerá, mesmo se perder hoje:
“Como qualquer populista, ele (Trump) surge no rastro da grande recessão de 2008. Mas nada do que ele diz é novidade. Combater a imigração; proteger a indústria americana da competição internacional; impedir a deslocalização de empresas para fora dos Estados Unidos; cultivar o isolacionismo nas relações internacionais – tudo isso foi dito por Ross Perot ou Pat Buchanan, dois populistas recentes que antecederam Trump e prepararam o caminho.
No futuro, todas essas ideias serão assimiladas e praticadas, de forma mais elegante e racional, pelos partidos do sistema que nunca ficaram imunes às persuasões populistas. A sensibilidade populista é a primeira antena a captar preocupações reais da população, mesmo que as respostas a essas preocupações sejam toscas ou radicais.
Moral da história?
Donald Trump é um pormenor. Como nas leis da química, o populismo que ele encarna nunca morre e nunca perde. Apenas se transforma.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)