Dois navios de guerra alemães navegam pelo Estreito de Taiwan
Apesar das advertências chinesas, dois navios de guerra alemães navegam pelo Estreito de Taiwan. O ministro federal da Defesa alemã, Boris Pistorius, confirmou isso na sexta-feira, 13, em Berlim
Apesar das advertências chinesas, dois navios de guerra alemães navegam pelo Estreito de Taiwan. O ministro federal da Defesa alemã, Boris Pistorius, confirmou isso na sexta-feira, 13, em Berlim.
A Bundeswehr manteve a discrição sobre o projeto até o fim, mas agora deixou claro que dois navios vão navegar pelo estreito entre Taiwan e a China, que está repleto de tensões geopolíticas:
“As águas internacionais são águas internacionais, é o caminho mais curto, é o caminho mais seguro dadas as condições meteorológicas, e são águas internacionais, por isso estamos passando por elas”, disse.
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha afirmou que o governo chinês não foi informado antecipadamente sobre a rota planejada. Isto não é necessário ao abrigo do direito internacional porque estas são águas internacionais, disse o porta-voz.
Segundo o Ministério da Defesa, os navios viajam da Coreia do Sul para a capital filipina, Manila. A implantação faz parte da “Implantação Indo-Pacífico”, no âmbito da qual estão decorrendo várias manobras multinacionais na região.
Os dois navios são a fragata “Baden-Württemberg”e o navio de abastecimento “Frankfurt am Main”. De acordo com dados de posicionamento em plataformas de internet, eles estavam na entrada da área do lago na sexta-feira.
O fato de o governo federal ter decidido fazer isso é altamente simbólico e raro. Mostra que a Alemanha apoia os seus parceiros para proteger o direito internacional.
Antes de a rota ser conhecida, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Pequim alertou contra ameaças à soberania e segurança da China sob o pretexto de transporte marítimo internacional livre.
O Estreito de Taiwan é o estreito de 180 quilômetros de largura entre a China continental e Taiwan. A China reivindica essas águas como parte de seu território. O mesmo se aplica a Taiwan. A China protesta repetidamente e veementemente quando os navios da Marinha dos EUA navegam pelo Estreito de Taiwan.
Leia mais: China critica passagem de fragata alemã pelo estreito de Taiwan
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)