Diretor da OMS, sobre Covid virar endemia: “A malária endêmica mata centenas de milhares”
O diretor do programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, criticou nesta terça (18) ao Fórum Econômico Mundial a ideia de que seria bom a Covid tornar-se uma endemia, ou seja, uma doença de presença constante...
O diretor do programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, criticou nesta terça (18) ao Fórum Econômico Mundial a ideia de que seria bom a Covid tornar-se uma endemia, ou seja, uma doença de presença constante.
“As pessoas falam de pandemia versus endemia. Essa palavra, endemia”, disse Ryan a um painel do evento.
“A malária endêmica mata centenas de milhares de pessoas [por ano]. HIV endêmico. Violência endêmica em nossas cidades. Endemia em si não significa que é bom. Endemia só quer dizer que está aqui para sempre. O que precisamos fazer é chegar a baixos níveis de incidência de doença, com vacinação máxima de nossas populações de forma que ninguém tenha que morrer”, acrescentou.
Nas últimas semanas, tem crescido a ideia, principalmente entre líderes europeus, de que a Covid vai se tornar uma endemia.
A oficial de emergências do escritório europeu da OMS, Catherine Smallwood, disse na semana passada que isso está “bem longe” de acontecer.
Leia mais:
Chefe de vacinas da UE diz que Ômicron vai acelerar transformação da Covid em endemia
Covid está “longe” de virar endemia, diz oficial da OMS na Europa
Premiê da Espanha é 1º líder da Europa a dizer que Covid vai se tornar uma endemia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)